Parque Urbano de Souselo Parque Urbano de Souselo 41.070128°, -8.230870°

Morada: Centro - Souselo

Coordenadas (Centro): 41.070128°, -8.230870°

Caracterização:

O Parque Verde Urbano de Souselo vem potenciar o centro histórico da freguesia de Souselo, de forma a tornar o espaço relevante para identidade do local. Promovendo a sustentabilidade ambiental, cultural, social, económica e a mobilidade sustentável, criando mais oferta turística e desenvolvimento do aglomerado.
O projeto promove o incentivo á revitalização do núcleo histórico do lugar colmatando as dissonâncias existentes, indo de encontro à salvaguarda, valorização e reforço da identidade do lugar, proporcionando assim uma área agradável que servirá como espaço de estar, ou como zona pública para convívio e socialização, promovendo uma maior dinâmica económica desportiva e cultural da freguesia. A intervenção tem o intuito consolidar o tecido urbano, bem como, melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade para todos.
O Parque Verde Urbano de Souselo localiza se junto a estrada N222, agregando assim um vasto número de edificado habitacional e serviços locais. Esta intervenção preconiza a recuperação da infraestrutura viária, ao nível do reperfilamento do pavimento, substituição e aplicação de novos materiais, melhorando e criando passeios, demarcação de lugares de estacionamento, aplicação de novo mobiliário urbano, organização e recolocação do arborizado, contribuindo também para uma mobilidade urbana mais segura, inclusiva e sustentável. O Parque Verde Urbano de Souselo visa a criação de percursos pedonais e clicáveis, a requalificação de áreas verdes de enquadramento e de lazer e o reforço da plantação arbórea e arbustiva.
O Parque Verde Urbano de Souselo encontra-se associado a usos do solo que se relacionam entre si de um modo harmonioso e equilibrado, sem instruções visuais, os quais resultam no seu conjunto, num cenário visual luminoso de extrema beleza paisagística.