Igreja de São Irício - Nespereira Igreja de São Irício - Nespereira 41.005400, -8.187267

Igreja de Santo Irício - Nespereira

Santo Irício foi freguesia, apenas extinta e incorporada em Nespereira no ano de 1836.

Adquiriu autorização para instalar o sacrário na última década do século XVIII.

No interior estão as imagens de S. Irício, Sagrado Coração de Jesus, Santo António e São Miguel Arcanjo.

Trata-se de uma Igreja muito antiga (séc. XIII) que tem como orago o milagroso Santo Irício. Além da imagem do Orago possui ainda as do Sagrado coração de Jesus e Santo António, e uma outra que representa S. Miguel Arcanjo a matar o demónio.

A parte do altar-mor foi construída no ano de 1864, e só no início do séc. XVIII é que esta igreja passou a ter sacrário, pois, até esta data, o santíssimo da igreja matriz também servia aos devotos de Santo Erício. A mesma fazia parte da freguesia de Santo Irício, que foi incorporada na de Nespereira em 1836.

Segundo nos relata M. Gonçalves da Costa, a paróquia do guerreiro Mártir Santo Irício é fundação dos Beneditinos de Alpendurada.

A principal dificuldade reside na identificação do padroeiro, cujo nome não consta do martirológio romano. Faria parte dos 40 mártires da legião de Sebaste entre os quais aparece um tal Iziquio.

Só na última década do séc. XVIII obteve autorização para instalar o sacrário. O Santíssimo para os enfermos era conduzido da matriz.