Igreja Matriz de Travanca Igreja Matriz de Travanca 41.039477, -8.224672

Igreja Matriz de Travanca

A freguesia de Travanca, localizada na margem direita do rio Paiva, teve povoamento anterior ao século XII.

A sua primitiva Igreja terá sido fundada antes do século XI, no entanto desta nada resta. A igreja recebeu sacrário, pela primeira vez, a 6 de Abril de 1760, por licença passada pelo arcediago da sé, Luís Monteiro de Vide. Dos três altares, os laterais eram de invocação ao senhor Jesus e da senhora da Conceição.

Já no que respeita ao templo atual, as obras foram iniciadas em meados do séc. XVIII e concluídas em 1803, e os altares laterais eram de Invocação do Senhor Jesus e da Senhora da Conceição.

No altar-mor estão as imagens da padroeira, em madeira e a de São José. Nos laterais está o Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião, Nossa Senhora da Livração, Beato Nuno Álvares Pereira, Santa Filomena, Santa Bárbara e Nossa Senhora de Fátima.