Igreja Matriz de Fornelos Igreja Matriz de Fornelos 41.035263, -8.211380

Igreja Matriz de Fornelos

Com Igreja documentada desde o século XI, esta foi abadia conventual por ação dos monges de Alpendurada.

Este templo apresenta uma forma alongada, sendo a capela-mor um acrescento.

Tanto a Igreja como a residência anexa têm um estilo apalaçado, de passagem do séc. XVII para o XVIII.

No interior os altares laterais são dedicados à Senhora do Rosário e do Nome de Jesus, sendo completado pelas imagens de São Martinho, Nossa Senhora da Assunção, S. Sebastião e São José no altar-mor e Santa Bárbara, Nossa Senhora do Rosário, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora de Fátima nos altares laterais.

Nas inquirições de Afonso III diz-se que João Mauro ouvira dizer que uma quarta parte desta igreja foi do Rei; outra quarta parte de Meana, mulher de Egas Moniz; outra quarta parte de herdeiros; e a outra quarta parte de Munio Pedro de Arouca.

Fica situada num extremo da freguesia, anexa a uma residência. Apresenta forma demasiadamente alongada, com um estilo apalaçado de passagem do séc. XVII para o XVIII, e tem portadas e janelas arqueoladas.