Igreja Matriz de Ferreiros de Tendais Igreja Matriz de Ferreiros de Tendais 41.047261, -8.046273

Igreja Matriz de Ferreiros de Tendais

Época:
Séc. XVI / XVII

Morada:
E.N. 321 - Granja, Vila Boa, Ferreiros de Tendais

Caracterização:
A Arquitectura religiosa barroca. Igreja de nave única, coro-alto capela-mor e sacristia. Fortemente iluminada por 6 janelões em cada um dos alçados laterais.
No interior, tectos de madeira de caixotões policromados e com imagens de santos. Retábulos do estilo nacional, decorados com parras e cachos de uvas. Lambril de azulejo padrã seiscentista reveste o interior do edifício.

Descrição técnica:
Planta longitudinal, com volumes articulados com coberturas diferenciadas de duas águas e uma no corpo adossado à fachada lateral Norte.
Fachada principal orientada a Oeste com portal principal rectangular encimado por janelão de arco abatido. Pano delimitado por pilastras, com remate em empena, cornija, pináculos e cruz no remate das duas águas do telhado. Sineira separada e fronteira, composta por escadaria de acesso às 2 ventanas de arco de volta perfeita.
Frisos, pináculos e cruz central.
Alçado lateral esquerdo a Norte com porta lateral, encimada por janelão gradeado, ladeado por 2 janelões rectangulares, também gradeados. Na transição da nave para o corpo da capela-mor, em plano ligeiramente mais recuado, corpo saliente da sacristia, com pequena fresta lateral. Janelão rectangular no corpo da capela-mor.
Alçado lateral direito, a Sul, é, na zona do corpo da nave igual ao anterior, à excepção de escadaria que adossada longitudinalmente à estrutura murária, conduz ao janelão mais chegado ao alçado principal, que funciona como entrada para o coro-alto. No corpo da capela-mor, em plano mais baixo e recuado, porta e 3 janelões de esbarros rectangulares em plano superior.
Alçado tardoz cego, onde se destacam as pilastras, cornija, pináculos e cruz no remate do telhado.

Interior:
Nave única, capela-mor coro-alto e sacristia. Coro-alto de madeira policromada com balaustrada de madeira, apoiado em arco de asa de cesto. No lado do Evangelho situa-se o baptistério. Porta lateral encimada por varanda de sacada para o interior, a que se tem acesso por escadaria intramuros e que por sua vez segue para o coro-alto. Lado da Epístola igual ao do alçado fronteiro. Tecto de caixotões de madeira policromados e intados com imagens de santos. Arco triunfal de arco a pleno centro, revestido de madeira policromada e ladeado por 2 altares de madeira também policromada. Capela-mor tem porta de acesso à sacristia, 3 janelões rectangulares, 2 deles entaipados. Tecto igual ao da nave.
Na nave e capela-mor, revestimento de lambril de azulejo de tapete, envolto por molduraa de acantos enrolados.